O Ensino Fundamental I (anos iniciais)

 

  Ensino Fundamental ou Fundamental I chama-se também Anos Iniciais, esse ciclo possui cinco anos letivos, do 1º ao 5º ano. A faixa etária dessa etapa vai dos seis aos dez anos. O Ensino Fundamental marca o início do grande percurso do conhecimento das crianças e a passagem para as séries com conteúdos mais avançados. Em nossa escola utilizamos o material Etapa de ensino, a alfabetização é sistematizada no 1° ano, com uso de pequenos textos associados a melodias e animações. Ainda assim, mais importante do que aprender a ler e a escrever, é necessário neste primeiro ciclo de aprendizagem, que a criança desenvolva um desejo pelo saber e conhecimento.

            Nessa etapa, ele desenvolve habilidades e competências que serão aprimoradas ao longo da vida escolar​. Em relação aos conteúdos, a criança aprende o domínio da língua falada e escrita, os princípios matemáticos, a noção de espaço e tempo, os princípios científicos, além de ter um convívio com a arte e a estética.

O ciclo dos  ​Anos Iniciais​ traz mudanças na rotina escolar do aluno. É nesse momento que ocorre a alfabetização dos alunos. De acordo com a ​Base Nacional Comum Curricular (BNCC)​, toda criança deverá estar plenamente alfabetizada até o fim do 2° ano.


 Os principais aspectos trabalhados no material Etapa, são:

- Língua portuguesa: possibilitará aos alunos desenvolver os conhecimentos para que a utilizem corretamente no dia a dia, tanto na forma escrita quanto falada. Há material específico para Redação, do 3º ao 5º ano.

- Língua inglesa: desenvolve a oralidade e o enriquecimento do vocabulário, com o uso de apostilas específicas a partir do 1º ano.

História e Geografia: ampliam as relações da criança com seu mundo.

- Matemática: situações, exemplos práticos e exercícios facilitam a absorção dos conteúdos.

- Ciências: experimentos em laboratório e atividades de observação complementam as matérias dadas e familiarizam a criança com termos científicos.

 


Comentários