Um bom desenvolvimento humano está cada vez mais relacionado com o trabalho realizado da Educação Infantil. A longo prazo o benefício do ensino para as crianças menores de 6 anos, são muito efetivos e garantem uma formação sólida para o futuro. É na Educação Infantil que as crianças começam a existir fora do convívio familiar, lidando com as diferenças, desenvolvendo sua personalidade e autonomia, criando laços de amizade, descobrindo mais sobre si mesmas e as diferentes áreas do conhecimento.
Ela funciona como uma base para as demais etapas da educação formal, favorecendo com o seu aproveitamento correto que as crianças conquistem atitudes de autoconfiança, de cooperação, de solidariedade e de responsabilidade. Valores determinantes para o sucesso em sua vida escolar e individual.
A Educação Infantil é voltada para atender crianças de zero a cinco anos de idade. No Brasil, é obrigatória para as crianças a partir dos quatro anos. O Colégio Desafio divide a Educação Infantil em três fases de aprendizagem: Maternal (3anos), Nível I (4anos), Nível II (5anos).
É natural para os adultos ter horários, cumprir compromissos, contudo esse entendimento da sequencia de atividades a serem realizadas, começa nos primeiros anos de vida, sendo assim ter ROTINA é extremamente necessário para os pequenos. Pequenas ações como hora de acordar, hora das refeições, de tomar banho, brincar e ir para a escola, interferem positiva a significativamente no desenvolvimento humano e na formação do cidadão crítico-reflexivo.
Ter e cumprir horários, ajuda a evitar o estresse e a correria dos pais, auxiliando no desenvolvimento do filho. A Nossa Educação Infantil é uma forte aliada para a aprendizagem e inserção de uma rotina saudável durante o período escolar.
A rotina na educação infantil possui um planejamento pedagógica próprio, respeitando as necessidades biológicas, sociais e psicológicas. Nessa ordem, temos as necessidades de alimentação e higiene, momentos de interação e, por último, o tempo que cada criança leva para realizar uma atividade escolar. Por isso, é respeitado o tempo dos indivíduos.
A escola exerce um papel importante nos primeiros anos da infância e sobretudo os pais que ainda pensam na escola como apenas um lugar para o filho brincar, está equivocado. Para um bom desenvolvimento e aproveitamento da Educação Infantil, O Colégio Desafio assume como suas responsabilidades estimular e proporcionar relações sociais e de desenvolvimento afetivo, em parceria com a família.
Entenda a rotina na educação infantil do Colégio Desafio:
Chegada
O horário de chegada na escola é marcado por músicas e/ou brincadeiras, feitas pelas professoras para recepcionar os alunos em sala de aula. É muito importante chegar no horário. Esse início tem o propósito de acolhimento, a fim de os pequenos entenderem que ali iniciam os compromissos escolares e precisam se desconectar dos pais por algumas horas.
Roda/Conversa
Essa é a hora em que os professores abordam com eles o roteiro a ser trabalhado naquele dia. É feita a chamada e uma criança é escolhida para ajudar o professor, podem conversar sobre como foi sua rotina até a chegada à escola e demais assuntos. São também trabalhados o autoconceito (quem sou, como me chamo, onde vivo, o que faço, do que gosto, etc.) e a autoestima (o que penso de mim, como me valorizo, o quanto acho que as pessoas me valorizam, etc.). Esse diálogo com tarefas em sala ajuda no desenvolvimento emocional das crianças.
Atividades
É o momento de colocar em prática as atividades do conteúdo proposto. O material Etapa, auxilia para que as atividades sejam planejadas com diferentes intuitos, favorecendo um bom desenvolvimento cognitivo das diversas áreas do saber. Os alunos podem trabalhar individualmente ou em grupos e em diferentes lugares, de acordo com a organização proposta pela professora.
Atividades extraclasse
É possível ampliar as atividades escolares explorando outros ambientes fora da sala de aula. Nosso Colégio possui diversos espaços pedagógicos para o desenvolvimento da aprendizagem extraclasse, como: Pátio externo e interno, sala multimídia, sala de leitura, além de um magnífico Teatro onde são trabalhadas inúmeras atividades enriquecedoras com as crianças.
Alfabetização
Não é feita a alfabetização da criança durante a Educação Infantil, mas é possível despertar a sua curiosidade para aprender a ler, escrever, apresentar as letras, sílabas e os sons, os números, cores, entre outros, tudo de forma lúdica e espontânea. A escola reconhece o seu papel nessa fase, tornando a sala de aula um lugar atrativo para as crianças gostarem de ir à escola e serem alunos. O que é imprescindível para continuar os estudos, não fadigar os alunos e incentivar um crescimento mais saudável e feliz.
Lanche/Higiene
A hora do lanche, trabalha as necessidades biológicas da criança, higiene e organização. Se ensina a lavar as mãos, antes de comer e depois de usar o banheiro. Lida com o social e o psicológico dos pequenos, afinal é o momento de conversar com os coleguinhas e desenvolver a sua autonomia.
A hora de lanchar precisa de alegria, descontração e organização de forma educativa, é comum ter músicas sobre o tema incentivando a refeição e ensinando sobre os alimentos.
Brincadeiras
Todos que brincam tendem a ter uma infância mais feliz e se tornam adultos mais equilibrado física e emocionalmente, superando com maior facilidade os problemas cotidianos. Por meio das brincadeiras as crianças aprendem a dividir, a respeitar regras, a se relacionar e entre outras. O brincar exige participação e engajamento, com ou sem o brinquedo, sendo uma forma de desenvolver a capacidade de manter-se ativo e participante. É importante brincar para conhecer os próprios limites, sobre o seu corpo e desenvolver habilidades. A psicomotricidade é o movimento, a forma que as crianças utilizam para conhecer a si e ao mundo e então encontrar competências para atuar no meio em que vivem, desenvolver o toque, a segurança, o traçado, a ação motriz, o controle sobre os braços, as pernas e os movimentos em geral, a direção, etc. Atividades como correr, pular, dançar, desenhar, utilizar a massinha de modelar, entre outras, ocorrem diariamente na Educação Infantil.
O Brincar tem a vantagem de proporcionar alegria e divertimento, sendo um impulso no desenvolvimento da criatividade, na competência intelectual, na força e na estabilidade emocional, lidando diretamente com sentimentos de alegria e prazer. Assim, a criança cria e/ou reproduz situações cotidianas, o que colabora na construção da sua identidade, da imagem de si mesmo e do mundo que a cerca.
Durante as Brincadeiras
Percebemos que muitas emoções, como ciúme, medo, tristeza, possessividade, tédio, ansiedade e surpresa, apresentam-se durante vários momentos e principalmente na hora do brincar, podendo levar a criança a reagir de maneira agressiva, apática ou exibicionista. Cabe, então, aos professores da Educação Infantil interferir e mediar esses conflitos através de trabalhos em grupo, do estabelecimento de regras, do respeito ao próximo e da imposição de limites. Desse modo, são proporcionados momentos em que as crianças aprendem a esperar sua vez, a dividir e a lidar com as diferenças, a devolver, percebendo-se membro de uma sociedade onde nem sempre elas serão consideradas o centro das atenções.
Despedida
Assim como na chegada, a saída também é marcada com músicas para os pequenos entenderem que é hora de encerrar as atividades escolares. Nesse momento, é ensinado a recolher os seus materiais, guardar os brinquedos, arrumar a sala, não mexer nos pertences dos outros e aguardar a chegada dos pais.
Pequenas ações por repetição sequencial, ensina a entender como funciona a rotina na escola e como levar isso para o convívio em casa.
Se esses itens citados forem aplicados na vida adulta, no convívio cotidiano, a sociedade se modificará. Em outras palavras, aprender a compartilhar as coisas que se sabe e que se tem é fundamental para as atividades e o convívio em grupo, seja nessa ou em outras fases escolares, seja na carreira profissional; jogar com as regras também é imprescindível para viver como cidadão engajado e consciente. A família e escola são essenciais no desenvolvimento das habilidades motoras e cognitivas da criança. Ambas devem ser parceiras nesse processo para que os pequenos tenham desde os primeiros anos, uma estrutura de qualidade, SÓLIDA e eficaz para durar ao longo da vida.
You can earn perk factors by half in} any of the 160 actual money on line casino games it has on supply, and whenever you purchase enough factors – you'll be able to|you probably can} change them for actual money. This on-line on line casino site presents all the standard on line casino games you’d sometimes discover, together with slots, desk games, and live games. As per the name, its focus is on slots – high-quality 5-reel slot games by renowned recreation studios. No deposit on line casino bonuses do enable you to have a look across the on line casino site and have a play on quantity of} tables or slots to see when you like 메리트카지노 the consumer expertise, nonetheless.
ResponderExcluirUse your welcome bonus to construct your bankroll, take more spins and achieve more probabilities to be a winner. Slots even have specific bonuses corresponding to free spins, permit you to|which let you} play a number of} rounds with out spending your personal money. Look out additionally 토토사이트 for no deposit bonuses, as these mean enjoying in} free of charge to win real money without any deposit. Read via the wagering necessities of all bonuses prior to signing up.
ResponderExcluir