Uma das principais características desta etapa é a variedade de professores, que aumenta em relação aos anos iniciais. Há um professor para cada disciplina oferecida, o que contribui para a independência e o senso de responsabilidade do aluno.
Ao longo do 6° ano, a criança passa a desenvolver maior autonomia, realizando as atividades sozinhas. O aprendizado é caracterizado por um aprofundamento maior dos conteúdos, trabalhando a multidisciplinaridade através de conceitos interligados entre diferentes matérias.O 7º ano do Ensino Fundamental compreende as crianças de 12 anos de idade. No sétimo ano, os alunos passam a estabelecer conexões entre as diferentes matérias sobre o mesmo tema, desenvolvendo um pensamento crítico, global e interdisciplinar.
No 8º ano do Ensino Fundamental, as aulas são voltadas ao processo de ampliação ainda maior da autonomia do aluno. Por meio da língua portuguesa e da conexão entre as disciplinas, o estudante estará preparado para utilizar ferramentas de análise para construir um pensamento crítico e atuante.
A conclusão do 9° ano marca o encerramento de um ciclo importantíssimo, o da educação básica. É nesta série que dúvidas sobre qual caminho seguir, qual curso superior cursar e qual profissão escolher começam a surgir. Sendo assim, o último ano do Ensino Fundamental serve como preparação para os alunos que irão ingressar no Ensino Médio, aprofundando conceitos e consolidando a capacidade de desenvolverem um pensamento crítico, complexo e multidisciplinar.
Comentários
Postar um comentário