Ensino Fundamental 2 Colégio Desafio


         O Ensino Fundamental completo é o ciclo mais longo da educação Básica, ao todo com nove horas de duração. Os Anos Finais, ou fundamental II possui quatro anos letivos, do 6º ao 9ºano. A faixa etária dessa etapa vai dos onze aos catorze anos. Esta etapa é considerada uma fase de transição da infância para a adolescência. A transição para o fundamental II é motivo de preocupação de muitos pais por se tratar de um período de diversas mudanças não só pedagógicas, mas psicológicas e biológicas.

Uma das principais características desta etapa é a variedade de professores, que aumenta em relação aos anos iniciais. Há um professor para cada disciplina oferecida, o que contribui para a independência e o senso de responsabilidade do aluno.

            Ao longo do 6° ano, a criança passa a desenvolver maior autonomia, realizando as atividades sozinhas. O aprendizado é caracterizado por um aprofundamento maior dos conteúdos, trabalhando a multidisciplinaridade através de conceitos interligados entre diferentes matérias.

O 7º ano do Ensino Fundamental compreende as crianças de 12 anos de idade. No sétimo ano, os alunos passam a estabelecer conexões entre as diferentes matérias sobre o mesmo tema, desenvolvendo um pensamento crítico, global e interdisciplinar.

No 8º ano do Ensino Fundamental, as aulas são voltadas ao processo de ampliação ainda maior da autonomia do aluno. Por meio da língua portuguesa e da conexão entre as disciplinas, o estudante estará preparado para utilizar ferramentas de análise para construir um pensamento crítico e atuante.

A conclusão do 9° ano marca o encerramento de um ciclo importantíssimo, o da educação básica. É nesta série que dúvidas sobre qual caminho seguir, qual curso superior cursar e qual profissão escolher começam a surgir. Sendo assim, o último ano do Ensino Fundamental serve como preparação para os alunos que irão ingressar no Ensino Médio, aprofundando conceitos e consolidando a capacidade de desenvolverem um pensamento crítico, complexo e multidisciplinar.

 


Comentários