Novo Ensino Médio - Foco + Autoconhecimento + Planejamento = Futuro Profissional

Foco + Autoconhecimento + Planejamento = Futuro Profissional

O Ministério da Educação (MEC) em uma proposta alinhada à BNCC (Base Nacional Comum Curricular), lançou o Novo Ensino Médio, que oficialmente a partir de 2022 passa a ser oferecido pelas escolas. A principal proposta deste novo modelo de ensino é preparar os adolescentes para o acesso ao ensino superior e à vida profissional com mais autoconhecimento
, profundidade e planejamento.

No Novo Ensino Médio, o currículo escolar é formado pela Formação Geral Básica e pelos itinerários formativos, indissociavelmente. A Formação Geral Básica é destinada ao desenvolvimento das habilidades definidas na BNCC, organizadas em quatro áreas do conhecimento: Matemática e suas Tecnologias, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Linguagens e suas Tecnologias. Deve contemplar estudos e práticas de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Matemática, conhecimento do mundo físico, natural, da realidade social e política, Arte, Educação Física, História, Sociologia e Filosofia, formando a base conceitual que será aprofundada nos itinerários formativos. Por fim, a Formação Geral Básica pode ser contemplada em todas as séries ou em partes delas durante o Ensino Médio, com exceção dos conteúdos e práticas relacionados à Língua Portuguesa e Matemática, que são obrigatórios nas três séries.

Os itinerários formativos são o conjunto de unidades curriculares que aprofundam o conhecimento dos alunos de acordo com o caminho que desejam seguir: a continuação dos estudos no ensino superior ou a formação técnica profissionalizante. As escolas e redes de ensino têm liberdade para definirem o formato em que oferecerão os itinerários, mas todos devem contemplar as habilidades de ao menos um eixo estruturante e uma área do conhecimento, definidas pelos Referenciais Curriculares para Elaboração de itinerários formativos.

 O Colégio Desafio oferecerá três opções de itinerários formativos, cada uma com ênfase em uma determinada área do conhecimento, oferecendo aos estudantes ferramentas para gerar conhecimentos que possam auxiliar os alunos em sua trajetória de desenvolvimento pessoal, educacional e profissional. A partir de sua escolha, os alunos participarão de uma disciplina chamada Projeto de Vida, abordando temas que incentivam o exercício do autoconhecimento, do pensamento crítico, do planejamento, da liderança, da colaboração e de outras habilidades importantes na vida pessoal e profissional, independentemente da carreira que venha a ser escolhida pelo aluno. 

 

Todo a nossa organização está alinhada à um material forte e estruturado, garantido graças a nossa parceria com o Sistema Etapa de ensino que dispõe de materiais em formatos: impresso, digital e videoaulas gravadas, banco com questões, dicas e redações semanais, agenda do vestibulando, simulados treineiros, aplicativos e funcionalidades digitais exclusivas. O nosso Novo Ensino Médio tem o foco de incentivar o estudante para se conhecer melhor e desenvolver a capacidade de ter foco em seus estudos, com uma forte preparação para o Enem e os grandes vestibulares, possibilitando ao aluno uma escolha profissional mais assertiva e com muita dedicação e estudos, sua aprovação na faculdade e curso dos sonhos.

Venha conhecer nosso colégio e conversar com a nossa coordenação! Somos os mais preparados para o NOVO Ensino Médio na Região de Cotia.


Comentários